MANIFESTAÇÕES ORAIS EM PACIENTES COM DIABETES
- VeraOdonto - Odontologia Hospitalar Integrada
- 4 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
A diabetes mellitus é um dos distúrbios metabólicos mais comuns e geralmente acompanha o grau e a duração da hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue).
Por ser uma doença multivisceral, a mucosa oral e elementos dentários também constituem alvos dessa doença metabólica.
As manifestações orais são dependentes do controle glicêmico do paciente e, mesmo aqueles que possuem uma boa higiene oral estão sujeitos às lesões bucais.
A hiperglicemia prolongada, característica da diabetes, além de gerar alterações sistêmicas, pode alterar a função das glândulas salivares e pode causar mudanças na composição e no volume de saliva secretada.

A diminuição da saliva pela glândula salivar pode causar: irritação da mucosa bucal, aumenta o risco de cárie, de inflamação gengival, saburra lingual, queimação na boca, alteração do paladar, halitose e candidíase oral.
As manifestações orais provenientes do quadro do diabetes mellitus são comuns e podem afetar tanto o controle metabólico da doença quanto o tratamento odontológico. Por isso, é de extrema importância que os profissionais da área da saúde atuem no controle metabólico dos portadores dessa doença.
Se você apresenta alguma dessas manifestações orais, agende sua consulta!
Na VeraOdonto, a Dra. Bruna Sabino é a especialista em Estomatologia e pode ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam nos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.
Visite nosso perfil no Instagram: @vo.veraodonto
VeraOdonto com você em todos os momentos!
Comments